Adormecer o bebé pode muitas vezes tornar-se uma tarefa muito complicada e um verdadeiro desafio para qualquer mãe. Já partilhámos algumas dicas sobre o sono do bebé recém-nascido, e escrutinamos agora alguns dos erros mais comuns que pode facilmente evitar para tornar a hora de dormir mais fácil e descansada tanto para si como para o seu bebé.
Criar rotinas e adaptar-se a elas é o primeiro passo e tende a ser um pouco difícil no início, mas lá porque que o bebé começa a ficar um pouco mais crescido, não quer dizer que as abandone.
Mesmo certos adultos têm dificuldades quando se trata de passar de um dia atarefado para o momento de parar e dormir, agora imagine o seu bebé para quem a rotina antes de ir dormir é a realidade constante que conhece. É importante que ao estabelecer as rotinas para adormecer o bebé as mantenha, e se decidir alterá-las, o faça de forma gradual. A par e passo com as rotinas, é fundamental que a mãe mantenha uma consistência bastante alargada quando se trata de lidar com os hábitos do bebé.
Por exemplo, sabe aqueles dias em que o bebé começa com uma birra, e nós para adormecê-lo, o deitamos na nossa cama… O bebé não só não percebe que aquele momento é uma exceção, como pode muito bem voltar a fazer birra para poder dormir na sua cama. Nestes casos, procure gentilmente acalmar o bebé levá-lo para a cama dele, e ficar junto dele até que adormeça. Repita este processo até que o bebé retorne às rotinas que já tinha, e paciência mamã, muita paciência.
Todos gostamos de ver o nosso bebé entretido com os brinquedos pendurados sobre o berço, a interagir e a crescer mais e mais de dia para dia…Mas é preciso termos em conta que quando chega a hora de ir dormir é importante que o bebé não tenha mais com que se distrair.
Os brinquedos, especialmente aqueles com luzes e som, podem funcionar como uma distração, para não falar do Ipad com os desenhos animados para bebé. Todas estas coisas podem eventualmente parecer uma solução apropriada em determinado momento, mas a longo prazo vão tornar o período antes de adormecer cada vez mais longo e deixar o bebé gradualmente mais irrequieto nos dias que se seguem.
O melhor para reduzir o excesso de estimulação continua a ser um quarto com pouca luz ou barulho, onde pode colocar uma luz de presença, fraca e até algum som ambiente, o importante é que consiga reproduzir uma sensação de calma no quarto para que o seu bebé relaxe e gradualmente deixe de combater o sono.
Pode acontecer, e muitas vezes depois de voltarmos ao trabalho, esta parece que é a única forma de termos mais algum tempo com o nosso bebé. Seja porque o deitamos um bocadinho mais tarde ou porque o deixamos acordado até que adormeça cansado, estas exceções à rotina do nosso bebé são um dos erros mais comuns quando se trata de dormir porque vão influenciar o seu sono e o seu comportamento ao longo dos dias seguintes.
Procure manter as rotinas sempre que for possível e lembre-se que 15-20 minutos a mais na cama vão fazer muita diferença…Tenha em conta uma outra coisa, normalmente quanto mais tarde o bebé se deita maior é a probabilidade de acordar mais cedo, por isso, boa sorte mamã!
Já todas as mães passaram por isso, há alturas em que simplesmente não há outra forma de conseguir adormecer o nosso bebé. Seja a pegá-lo ao colo, ou colocá-lo naquela cadeirinha onde ele simplesmente se embala e adormece, ou até mesmo pegar no carro e dar uma volta ao quarteirão e vê-lo como que por magia fechar os olhos num instante.
Qualquer uma destas soluções é válida, e ninguém melhor que a mãe para saber o que funciona e o que é melhor para o bebé, mas o que procuramos salientar é que nada disto pode ser regra mamã. Tudo isto são exceções e devem ser abordadas como tal.
É importante que o bebé adormeça mas para o seu próprio bem, é importante que o bebé se habitue às rotinas que implementar, e não necessariamente o contrário.
Durante as primeiras semanas de vida o seu bebé estará sempre a dormir ou acordado, não obedecendo a qualquer horário. Certos bebés...
É muito comum que mesmo os bebés que dormem tranquilamente à noite desde muito...
É importante que comece a estabelecer rotinas para adormecer o seu bebé desde muito cedo, por volta das 6 ou 8 semanas, para que ...
Lembre-se sempre que esta é por enquanto a única forma de comunicar que o seu bebé tem…e ele vai comunicar, e muito! O seu bebé chora quando está... Continuar a ler
Também o irmão mais velho ou a irmã terão de se habituar ao seu novo papel. Antes de a mãe chegar a casa com o novo bebé, era ele... Continuar a ler
É perfeitamente normal que um bebé tenha gases, que arrote e faça aquele barulho ao ponto de nos apanhar de surpresa.
Sobretudo no início do período de amamentação, os mamilos poderão ficar doridos o que se deve sobretudo à posição... Continuar a ler
É importante que comece a estabelecer rotinas para adormecer o seu bebé desde muito cedo, por volta das 6 ou 8 semanas, para que reconheça gradualmente a... Continuar a ler
Inscreva-se para ter acesso às novidades, promoções e campanhas que temos para ti.
RegistarDesenvolvimento do bebé
Gravidez
Alimentação do bebé