Os restos de leite nos utensílios de alimentação do bebé constituem um terreno fértil para a propagação de germes nocivos. Por essa razão deverá esterilizar regularmente os biberões, as tampas, as tetinas e a colher medidora.
Antes da esterilização deverá tudo ser cuidadosamente lavado.
Após a utilização, as garrafas e as tetinas devem ser imediatamente passadas por água corrente.
Deverão depois ser lavadas com água quente e detergente.
O biberão deverá ser passado com um escovilhão para serem retirados quaisquer depósitos de leite, a tetina deverá ser virada do avesso e esfregada com sal grosso. Por fim passe tudo bem por água, fazendo-a passar pelo orifício da tetina para ter a certeza que fica desentupido.
Importante: Usar o escovilhão apenas para os utensílios do bebé!
Os biberões e as tetinas são fervidos entre 10 e 15 minutos em água. Tal é o suficiente para eliminar todos os germes potencialmente prejudiciais.
Os utensílios a esterilizar deverão estar cobertos de água. Depois de serem fervidos deverão ser retirados com um alicate próprio para o efeito e, com a abertura para baixo, ser colocados de pé sobre um pano de cozinha fervido e tapados com um segundo pano.
No aparelho de esterilização a vapor os utensílios a desinfectar são envoltos em vapor da água a uma temperatura de 95 a 97º C. Não são utilizados quaisquer produtos químicos, pelo que este método é absolutamente amigo do ambiente. Também o consumo de energia deste aparelho inteiramente automático é de apenas alguns cêntimos por cada desinfecção.
Numa caixa própria para levar ao micro-ondas os biberões e as tetinas são igualmente esterilizados com vapor em poucos minutos.
Os utensílios cuidadosamente lavados deverão ser colocados na solução esterilizante acabada de preparar. Todos eles deverão ficar cobertos de líquido e dever-se-á evitar a formação de bolhas de ar. Antes da utilização, os biberões e as tetinas deverão ser novamente passados por água fervida.
Este processo só é recomendável para os biberões de vidro. Com 4 a 6 biberões terá a vida bastante facilitada. Os biberões de plástico são mais leves e arrefecem mais depressa. Os biberões de vidro são mais pesados. As tetinas poderão ser de látex ou de silicone. As tetinas de silicone deverão ser imediatamente mudadas se notar nelas quaisquer sinais de estarem gastas ou quaisquer fissuras.
Se tiver a impressão que antes ainda do 4º mês de vida o seu filho deverá começar a consumir alimentos sólidos, fale com o pediatra, médico...
Qualquer mãe sabe o que é “bolçar”, pois todos os lactentes regurgitam com alguma frequência. Nem sempre vómito tem de ser indicativo de ...
Com cerca de oito ou nove meses poderá começar a introduzir alimentos que não estejam inteiramente reduzidos a puré...
Os sapinhos é uma infecção por fungos relativamente frequente. Começa sempre na cavidade bucal... Continuar a ler
É muito comum os bebés sofrerem algum tipo de desconforto associado a pequenos problemas de pele, como dermatites,... Continuar a ler
O choro é o único meio de comunicação que um recém-nascido tem à sua disposição. Nas primeiras semanas nunca se sabe ao certo por que razão o bebé chora e grita.
A higiene do seu bebé é essencial para um desenvolvimento e crescimento saudável e a grande maioria dos pais sabe disso. Para a ajudar passo a... Continuar a ler
Ter o nosso bebé recém-nascido nos nossos braços é uma experiência extraordinária. Mas o período de adaptação às rotinas do novo membro da família... Continuar a ler
Inscreva-se para ter acesso às novidades, promoções e campanhas que temos para ti.
RegistarDesenvolvimento do bebé
Gravidez
Alimentação do bebé