Gravidez, prepare-se para as diferentes fases


Não há melhor forma de descrever tudo o que se passa durante os nove meses de gravidez, que uma tremenda montanha-russa de emoções. Num momento sentimo-nos no topo do mundo, felizes e orgulhosas de carregarmos connosco um precioso bebé, como no momento a seguir só nos apetece chorar e gritar com alguém! Gravidez, prepare-se para as diferentes fases

Este percurso de altos e baixos de emoções e de alterações físicas é perfeitamente normal durante a gravidez, e todas as futuras mães de uma forma ou de outra passaram por isto. A pensar nisso reunimos um conjunto de fases que toda a gravidez atravessa.

1. “Estou grávidaaaaa!!”

Extremamente feliz, esta é a fase do primeiro momento em que descobrimos que estamos grávidas. A fase em que ainda somos e nos sentimos como nós mesmas, em que ainda não sentimos os enjoos matinais, e começamos a desde logo a imaginar como será o nosso bebé, e que grávida vamos ser…

2. “Espera aí, eu estou GRÁVIDA!!”

Depois de uma primeira fase de felicidade e uma boa dose de excitação, vem esta fase carregada de ansiedade. “Eu vou ter um bebé?! Eu não estou preparada para um bebé!”, e de repente só consegue pensar nas noites sem dormir e nas fraldas sujas por todo o lado.

3. “Estes enjoos não são normais, não podem ser!”

Lembra-se de imaginar numa gravidez super saudável e cheia de brilho, com fotos lindíssimas da sua barriguinha…Quando surgem pela primeira vez os enjoos matinais, ao longo do primeiro trimestre, a última coisa que vai querer são fotos, ou sequer mexer-se…Nesta fase o simples despertar consegue ser um pesadelo, e os cheiros e os sabores de sempre parecem ter mudado e causam-nos um enjoo nunca visto até à poucas semanas.

4. “Agora só quero dormir e depois…quero dormir outra vez!”

Estou a precisar de dormir não chega para definir esta fase, isto é pura exaustão! Como é que é possível estar tão cansada, quem é que consegue trabalhar assim? Como é que as grávidas antes de mim andavam de um lado para o outro a fazer uma vida normal e estavam assim cansadas?!
Esta fase é especialmente difícil no início, mas depois o cansaço vai atenuar-se. Até lá procure descansar sempre que conseguir, baixar o ritmo da sua vida normal e tenha paciência, muita paciência.

5. “A sério que estou a chorar por causa de anúncio na televisão?”

Como se os enjoos e o cansaço não fossem suficientes para tornar a gravidez mais difícil, nada como as alterações hormonais para nos tornarem ainda mais emotivas.
Desde a vontade de chorar com qualquer delicadeza, à vontade de bater em alguém que não arrumou a sala…As nossas hormonas nesta altura parecem tomar conta de nós e afetam completamente o nosso dia a dia.

6. “Cansada com a gravidez? Eu?! Eu estou cheia de energia!”

Nem parece possível, depois dos enjoos e da exaustão voltou a energia e o bem-estar! A determinada altura do segundo semestre a grande maioria das futuras mães começa a sentir-se muito menos cansada e com muito mais ânimo e energia.

7. “Ahhhh, era isto que queriam dizer quando falaram do brilho da gravidez”

Se o primeiro trimestre é — à falta de uma palavra melhor — um verdadeiro terror de coisas desconfortáveis em pouco tempo…O segundo trimestre é quando o “brilho” da gravidez finalmente chega! O cabelo está lindo, a nossa pela fica fantástica, o peito a dizer OLÁÁ…e a barriguinha surge de forma subtil para ajudar a compor uma gravidez fantástica!

8. “E pronto estou desconfortável outra vez…Estava a correr tão bem!”

Nesta fase a determinada altura do terceiro trimestre, perto dos últimos dois meses, tudo se torna substancialmente mais desconfortável. A barriga está gigante, por dentro o nosso corpo está todo comprimido, o que muitas vezes nos faz falta de ar só de andar um bocadinho. Como se não bastasse a nossa bexiga toma conta da nossa vida e as idas à casa de banho tornam-se a nossa principal atividade!

9. “Daqui não saio e daqui ninguém me tira”

O bebé está quase aí, o desconforto não diminui, e a verdade é que só estamos bem em casa! Se der por si a organizar e a re-organizar o armário, a arrumar e limpar tudo quase de forma compulsiva, não se assuste…O bebé vem aí e com tanto tempo passado em casa, temos tendência quer ter tudo preparado, ontem!

10. “Está quase, quase, quase…Pode ser já!”

A chegar ao fim da gravidez e por muito desconforto que possa sentir há um momento em que nos resignamos. Compreendemos que o desconforto tem os dias contados, que o bebé está quase a nascer e que a nossa vida está prestes a mudar para sempre, e para melhor, muito melhor!


Artigos relacionados

Como dormir bem durante a gravidez
Como dormir bem durante a gravidez
Alterações hormonais
Alterações hormonais
Os pés inchados e como o evitar durante a gravidez
Os pés inchados e como o evitar durante a gravidez
Mais apetite na gravidez
Mais apetite na gravidez

Também lhe pode interessar

Viajar durante a gravidez

Viajar durante a gravidez

Para a ajudar reunimos algumas sugestões para a ajudar a planear e a escolher o seu destino de férias, tal como os cuidados que...

continuar a ler

Uma silhueta diferente

Uma silhueta diferente

À medida que o bebé vai crescendo e que o útero se vai tornando mais volumoso, a forma do seu abdómen vai-se modificando...

continuar a ler
PUB
PUB
Por um futuro com mais bebés - campanha Well's
Clube

— artigos mais recentes —

Clube