Ecografias pré-natal


Durante a gravidez o seu médico irá pedir-lhe que realize alguns exames para que possa acompanhar o desenvolvimento da sua gestação.
As ecografias obstétricas são exames indolores e não-invasivos que permitem criar uma imagem do seu bebé através de ultrassons. Numa gravidez de baixo risco recomenda-se a realização de uma ecografia por trimestre, contudo o seu médico pode optar por um número maior de ecografias.
Ecografias pré-natal

A ecografia é uma técnica que permite efetuar vários exames com objetivos e indicações diferentes que dependem, entre outros, da altura da gravidez em que se efetuam.
Trata-se de uma técnica que pode ser realizada por via vaginal e/ou abdominal (segundo a época da gestação e as condições) e que permite a visualização do feto, placenta, líquido amniótico, cordão umbilical e estruturas pélvicas maternas.

A ecografia pode informar acerca de possíveis anomalias morfológicas físicas, mas não de defeitos congénitos de outra natureza (bioquímicos, metabólicos, genéticos, cromossómicos,etc). Portanto, o resultado normal do exame ecográfico não dá garantia que o seu filho nasça sem doença ou atraso mental.

A ecografia, permite uma avaliação indireta de bem estar fetal, não sendo possível obter certezas dos seus resultados.

Outras avaliações são necessárias, mas todas tendo o mesmo tipo de limitações.

Deverá procurar esclarecer qualquer dúvida que tenha sobre os exames ecográficos com a enfermeira ou com o médico, na consulta ou no local do exame.

De acordo com as recomendações da DGS – Direção Geral de Saúde, a ecografia do primeiro trimestre deverá ser realizada entre a 11 e as 13 semanas e 6 dias de gestação. O principal objetivo desta ecografia é confirmar a gravidez e avaliar a sua viabilidade. No segundo trimestre, deverá realizar a ecografia entre as 20 e as 22 semanas e 6 dias de gestação. A segunda ecografia, também conhecida como ecografia morfológica, é considerada a mais importante pois permitem identificar malformações potencialmente fatais para o bebé. A última ecografia obrigatória, a ecografia do terceiro trimestre, deve ser realizada entre as 30 e as 32 semanas e 6 dias de gestação e serve para avaliar o desenvolvimento fetal do seu bebé. Nesta ecografia os médicos podem também perceber se o seu bebé já se encontra posicionado para o parto.

A vigilância na gravidez é muito importante para a assegurar o sucesso da mesma e a saúde da mãe e do bebé. Deve seguir as indicações do seu médico, cumprindo o calendário de exames e consultas por ele sugerido. Aproveite esta fase também para adotar um estilo de vida mais saudável, mantendo uma dieta equilibrada e praticando exercício físico (moderado e de acordo com a recomendação do médico).


Artigos relacionados

Vigilância na gravidez
Vigilância na gravidez
10ª semana de gravidez
10ª semana de gravidez
Desporto durante a gravidez
Desporto durante a gravidez
Perigos para a saúde da grávida: o tabaco
Perigos para a saúde da grávida: o tabaco

Também lhe pode interessar

Amniocentese

Amniocentese

A amniocentese foi o primeiro exame desenvolvido com vista a diagnosticar doenças congénitas no feto, como a síndroma de Down.

continuar a ler

Nomes de bebés

Nomes de bebés

Chegou o momento de escolher o seu nome, mas esta decisão nem sempre é fácil. Por vezes os pais procuram escolher um ...

continuar a ler

Notícias

18/04/17 - DGS recomenda a vacinação contra o sarampo

ver artigo

Vacinação da grávida contra a tosse convulsa

ver artigo

Plano Nacional de Vacinação 2017 entra em vigor

ver artigo

Nomes populares em 2016

ver artigo

Clube

— artigos mais recentes —

— Instagram

Instagram Felicitas
Instagram Felicitas
Instagram Felicitas
Instagram Felicitas