Cursos de preparação para o parto


Os cursos de preparação para o parto e para a parentalidade ajudam os pais a sentirem-se mais seguros e preparados para o parto e para cuidar do recém-nascido. Cursos de preparação para o parto

O período da gravidez e puerpério podem suscitar várias dúvidas e alguma ansiedade tanto na grávida como no casal. É importante que todas as questões e receios dos futuros pais sejam tratadas de forma pró-ativa, oferecendo aos pais as faculdades para viver a gravidez e cuidar do seu bebé da melhor forma possível.

As consultas pré-natais são uma excelente oportunidade para abordar temas que possam suscitar dúvidas e ajudar a grávida ou o casal a prepararem-se para esta nova etapa das suas vidas. Para além das consultas, existe também uma vasta oferta de cursos de preparação para o parto e para a parentalidade a que as grávidas devem ter acesso, e que constituem uma ferramenta importante na formação e preparação da grávida.

Onde posso inscrever-me no curso de preparação para o parto e para a parentalidade?

Por norma os hospitais oferecem este serviço às grávidas como forma de as ajudar na preparação para o momento do parto e também para os cuidados imediatos com o recém-nascido. Se optar por realizar o curso no hospital, este costuma incluir uma visita à maternidade onde prevê vir a ter o seu bebé. Estas visitas ajudam os futuros pais a conhecerem o ambiente e os profissionais que os acompanharam neste processo, ajudando a desmistificar alguns medos ou ansiedades.

Para além dos hospitais existem também diversas clínicas que oferecem cursos de preparação para o parto e a para a parentalidade. Certifique-se que escolhe aquele que melhor responda às suas dúvidas e cujos temas abordados vão de encontro às suas principais preocupações.

Quando devo fazer o curso?

O curso de preparação para o parto e para a parentalidade deve ser iniciado no terceiro trimestre, por volta da 28ª semana de gestação. Contudo é aconselhável que comece a sua procura com alguma antecedência para garantir que escolhe o que melhor se adapta às suas necessidades e disponibilidade.

Dependendo da clínica ou hospital onde irá realizar o curso, o mesmo poderá ter maior ou menor duração e iniciar-se um pouco mais cedo ou mais tarde, no entanto o normal é que comece entre a 28ª e a 30ª semana de gestação.

O que esperar dos cursos?

O principal objetivo dos cursos de preparação para o parto e para a parentalidade é desenvolver a confiança da grávida ou do casal para uma experiência positiva de gravidez, parto e de transição para a parentalidade.

Devem ser abordados diversos temas que são relevantes para as grávidas e para os futuros pais, como as transformações físicas e psicológicas da gravidez, o bem-estar na gravidez, reconhecer os sinais de alerta na gravidez e no parto, o trabalho de parto e os tipos de parto, o papel do acompanhante, a analgesia no parto, os cuidados no puerpério e ao recém-nascido, a prevenção de acidentes, o aleitamento materno, as competências parentais e ainda os direitos e deveres parentais.

Os cursos deverão recorrer a equipas multidisciplinares, oferecendo às grávidas uma experiência diversificada. Para além da componente teórica, deverá existir também uma componente prática que envolva exercícios para a gravidez e pós-parto imediato, como técnicas de respiração e relaxamento durante o parto, o banho do recém-nascido, muda da fralda, massagem do bebé, etc.

As competências transmitidas às grávidas e futuros pais no curso de preparação para o parto e para a parentalidade irão revelar-se muito úteis tanto durante o parto e na estadia na maternidade, como nos primeiros dias em casa com o bebé.


Artigos relacionados

Exercícios de relaxamento
Exercícios de relaxamento
28ª semana de gravidez
28ª semana de gravidez
Ginástica e massagens para o bebé
Ginástica e massagens para o bebé
Apoio durante o parto
Apoio durante o parto

Também lhe pode interessar

O banho do bebé

O banho do bebé

De início o banho demora apenas alguns minutos. A casa de banho deverá estar a uma temperatura ambiente de 22º C. ...

continuar a ler

Cuidados na mudança das fraldas

Cuidados na mudança das fraldas

Mude as fraldas sempre que se der conta de que têm "presente". Quando a urina e as fezes se misturam, forma-se o amoníaco, que ...

continuar a ler
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Guia da Gravidez

Notícias

18/04/17 - DGS recomenda a vacinação contra o sarampo

ver artigo

Vacinação da grávida contra a tosse convulsa

ver artigo

Plano Nacional de Vacinação 2017 entra em vigor

ver artigo

Nomes populares em 2016

ver artigo

Clube

— artigos mais recentes —

— Instagram

Instagram Felicitas
Instagram Felicitas
Instagram Felicitas
Instagram Felicitas