Ir de férias com o bebé


As férias com os nossos pequenotes podem revelar-se cansativas e difíceis de desfrutar, pois quando nada pode faltar, fazer a mala revela-se mais difícil do que alguma vez imaginámos. Deixamos um conjunto de sugestões que esperamos, tornem o seu merecido descanso mais agradável, e permitam a diversão em família porque todos esperavam. Ir de férias com o bebé

Comece desde logo a preparar a sua viagem e estadia. Uma semana antes prepare uma lista (ou utilize a nossa lista), e deixe de parte as pequenas coisas do dia a dia que ninguém melhor do que a mãe sabe serem indispensáveis.

Essenciais

Guarde no seu telemóvel os contactos do médico e do centro de saúde mais próximo, tal como uma lista com alergias ou medicação que o seu bebé costuma tomar. Desta forma tem a informação toda no mesmo sítio, caso seja necessário.

Prepare um pequeno kit de primeiros socorros, com medicação que necessita ocasionalmente e que ajuda em momentos de crises inesperadas. Sejam os anti-histamínicos ou repelentes, até aos medicamentos para as dores de cabeça ou garganta, mais vale prevenir...

Nesta altura do ano não podemos esquecer o protetor solar e o chapéu. Ao ar livre, o chapéu permite alguma proteção extra e vai deixar o seu bebé muito mais confortável sem atrapalhar as brincadeiras. Em relação ao protetor solar lembre-se sempre que deve escolher um produto com proteção UVA e UVB, no mínimo com SPF 30.

A viagem e as rotinas diferentes que as férias nos impõem podem criar desconforto no bebé, por isso traga por perto alguns dos seus brinquedos preferidos que ajudem a distrai-lo, tal como uma mantinha ou uma fralda de pano para tornar tudo mais familiar e confortável.

Lembre-se, viajar com os mais pequenos pode ser uma experiência fantástica, mas para isso tem que se deixar levar. Prepare atividades simples e fáceis de fazer, se o seu pequenote ficar cansado, pode sempre mudar os planos e trocar o passeio por umas horas na piscina.

Alimentação

Água extra para a mamã!!
É importante que se mantenha hidratada, traga sempre por perto uma água extra, especialmente se ainda estiver a amamentar. O seu corpo agradece e o seu bebé também.

Se não estiver a amamentar, leve consigo uma garrafa térmica com água fervida e a porção de leite em pó necessária em função da duração da viagem, com as quais poderá preparar o biberão a qualquer altura.

Se o seu bebé já começou nos sólidos, papas e boiões já preparados são sempre uma boa solução. Mas leve apenas a comida necessária para a viagem e algum eventual atraso. Ao chegar ao destino pode sempre comprar produtos frescos e preparar no momento. E mamã…lembre-se de levar um babete que seja prático e fácil de limpar durante a viagem.

Roupa

Em viagem tenha sempre uma muda de roupa extra para si e para o seu bebé. Guardada na mala de mão ou mesmo junto com os essenciais do bebé, ter uma t-shirt extra por perto vai deixá-la mais confortável quando dar a papa ao pequenote se revelar mais difícil do que é normal.

Ao preparar a mala de viagem, e porque todo o espaço conta, procure combinar os conjuntos do bebé para evitar demasiados casacos que têm tendência a roubar-nos espaço precioso. Dois conjuntos de roupa por dia e um pijama por noite devem servir nesta altura do ano.

Lembre-se sempre de colocar a roupa em sacos individuais, de preferência com fecho, assim evita andar à procura da meia que falta ou “daquela” t-shirt e consegue organizar-se de forma mais eficiente.

Higiene

Mamã não há como evitar, ocupam imenso espaço mas, as fraldas não podem faltar.
Pode sempre levar apenas as fraldas necessárias para a viagem, e comprar mais quando chegar ao destino mas se assim for, leve fraldas a mais para a viagem. Vai ver que dão sempre jeito.
Também a não esquecer, as toalhitas e o creme muda fralda, e uns pequenos sacos de plástico para as fraldas sujas.

Já no seu destino, uma banheira ou piscina insuflável, vai tornar a hora do banho muito mais fácil, e o seu bebé tem sempre onde brincar evitando o calor e o desconforto.

No que respeita aos produtos de higiene, as amostras de produto ou embalagens pequenas dão imenso jeito. Para estadias curtas servem perfeitamente e ocupam pouco espaço na bagagem.

A não esquecer!

Viagens muito longas são tendencialmente mais difíceis e extremamente incómodas para o bebé e para si também. Procure destinos mais perto de si nos primeiros meses, e evite a todo o custo temperaturas demasiado altas.

Não se esqueça de confirmar que a casa ou hotel onde vai passar as suas férias tem tudo o que precisa. Se ficar num hotel, inclua um berço ao fazer a reserva, e assegure-se de que é seguro e está em boas condições antes de o utilizar.
Levar consigo um pequeno parque ou o tapete de atividades, vai dar muito jeito para estabelecer uma “área do bebé”, essencial em casas ou hotéis que normalmente não estão preparados para crianças.


Artigos relacionados

Passear com o bebé: cuidados com o sol
Passear com o bebé: cuidados com o sol
O que não esquecer estas férias
O que não esquecer estas férias
Preparar o leite para sair com o bebé
Preparar o leite para sair com o bebé
Preparar a comida para o bebé
Preparar a comida para o bebé

Também lhe pode interessar

O perigo de afogamento

O perigo de afogamento

Sabia que basta uma poça com poucos centímetros de altura ou mesmo um lago de jardim pouco profundo para uma criança se...

continuar a ler

Amamentação: Cuide de si

Amamentação: Cuide de si

Quando amamenta o seu filho, nunca deverá atender exclusivamente às necessidades deste em detrimento das suas próprias necessi...

continuar a ler
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Guia da Gravidez

Notícias

18/04/17 - DGS recomenda a vacinação contra o sarampo

ver artigo

Vacinação da grávida contra a tosse convulsa

ver artigo

Plano Nacional de Vacinação 2017 entra em vigor

ver artigo

Nomes populares em 2016

ver artigo

Clube

— artigos mais recentes —

— Instagram

Instagram Felicitas
Instagram Felicitas
Instagram Felicitas
Instagram Felicitas