Sinto falta da minha liberdade antes de ser mãe, é normal?


A nossa vida quando somos mães dá uma volta de 180º, a partir do momento em que nasce o nosso bebé nada fica igual. A nossa relação com o nosso parceiro, as nossas hormonas, a quantidade de coisas que temos que fazer, já para não falar das finanças lá em casa… amamentação, recém-nascido, perder peso, dieta, perder peso depois da gravidez, puérpera, Emoções e preocupações no pós-parto

Ter um bebé é fantástico mas consegue pôr à prova o nosso controlo sobre aquilo que nos rodeia, a forma como tínhamos tudo organizado e estruturado por vezes parece desaparecer e é perfeitamente normal que sinta a falta de algum controlo sobre a sua própria vida.

A maternidade pode e consegue ser muito difícil por vezes, e não há mãe nenhuma que possa dizer “Isto para mim é facílimo”! Não vai ouvir nenhuma mãe recente dizer que tem tempo a mais, ou que tem ajuda a mais ou que tem apoio emocional a mais. Sentir a necessidade de retomar o controlo sobre a sua própria vida é perfeitamente normal e não é menos mãe por causa disso.

Uma forma de lidar com isto é literalmente lidar com estes sentimentos todos, e identificar aquilo que lhe faz mais falta. Prepare uma lista com as coisas da sua vida antes de ser mãe de que sente mais falta e procure ser o mais específica que conseguir. Escreva tudo aquilo que lhe vier à cabeça “Sinto falta de ir beber café com a minha amiga” ou “Sinto falta de sair para ir beber um copo”. Tudo o que se conseguir lembrar vai para a lista, mesmo que sinta que são coisas pequenas, escreva tudo.

Quanto maior for a lista mais fácil vai ser para si identificar aquilo que sente falta e mais facilmente consegue lidar com isso. Assim que tiver a lista pronta, fale com o seu parceiro ou com uma amiga e veja como consegue incluir uma ou outra coisa num dos dias que se seguem. E de cada vez que conseguir riscar uma atividade da lista marque outra. Uma ou mais atividades de cada vez vão permitir-lhe retomar algum controlo e ajudá-la a gerir esta fase mais complicada da maternidade.

Gradualmente vai conseguir recuperar algum equilíbrio e algum controlo sobre a sua própria vida, desta forma a sensação de perda ou de falta de controlo vai-se atenuando e a ansiedade que tem vindo a sentir vai desaparecer. Lembre-se que nesta fase da sua vida há um sem número de experiências que vão se vão suceder bastante rápido e uma boa parte delas vão trazer-lhe novas alegrias. No entanto ter um bebé não quer dizer que desista de todas as coisas de que gosta. Cuidar de si também é importante.

Se sentir que mesmo assim não consegue lidar com tanta coisa ao mesmo tempo, partilhe a sua história com outras mães que provavelmente também estão a passar pelo mesmo. Se não se sentir melhor consulte um terapeuta sobre a melhor forma de identificar aquilo que está a sentir e como lidar com isso.


Artigos relacionados

Emoções e preocupações no pós-parto
Emoções e preocupações no pós-parto
Quando a ansiedade pós-parto se torna um problema
Quando a ansiedade pós-parto se torna um problema
Um período pós-parto mais fácil
Um período pós-parto mais fácil
Estado emocional no pós-parto
Estado emocional no pós-parto

Também lhe pode interessar

Ir de férias com o bebé

Ir de férias com o bebé

As férias com os nossos pequenotes podem revelar-se cansativas e difíceis de desfrutar, pois quando nada pode faltar, fazer a mala...

continuar a ler

Bem-estar após o parto

Bem-estar após o parto

Durante a gravidez a maioria das mulheres recebe muitas atenções, mas após o nascimento todos estes cuidados passam a...

continuar a ler
PUB
PUB
Por um futuro com mais bebés - campanha Well's
Clube

— artigos mais recentes —

Clube