Ajudar o bebé a sentar


Ao longo dos diversos estágios de desenvolvimento do nosso bebé, este é talvez o que menos damos importância mas que mais diferença faz. Depois de meses de barriguinha para baixo a brincar no tapete de atividades, chegou a altura de ajudar o nosso bebé a sentar e a ver o que o que está à sua volta numa perspetiva completamente nova. bebé, brincar com o seu bebé, estabelecer rotinas com o seu bebé,Ajudar o bebé a sentar

Quando o seu bebé começa a conseguir segurar a cabeça e a mostrar-se mais curioso daquilo que o rodeia, é uma boa altura para o ajudar a sentar-se, com algum apoio e muitas almofadas por perto. Sempre com a sua ajuda e supervisão, quanto mais prática o bebé ganhar a a aguentar-se sentado — ainda que com o apoio da mãe e das almofadas — mais depressa ele será capaz de descobrir a melhor forma de se sentar sozinho.

Quando começa o bebé a sentar-se sozinho

De facto vai depender muito do seu bebé, a maioria dos bebés consegue sentar-se com ajuda entre os 3 e os 5 meses, mas varia de bebé para bebé.

Já por volta dos 6 meses, o seu bebé já tem o pescoço mais desenvolvido, tal como o tronco e os músculos nas costas, e já será capaz de se sentar sem apoio. No entanto alguns bebés só por volta dos 9 meses é que conseguem sentar-se sem apoio, especialmente quando estamos a falar de bebés que passam muito tempo deitados ou ao colo.

Por volta dos 7 meses o bebé pode já ser capaz de se sentar sozinho, mas a maioria dos bebés continua a precisar de ajuda para sentar até por volta dos 10 meses.

Sinais que o seu bebé está pronto para esta fase

Por volta dos quatro meses o bebé já consegue segurar a cabeça, à medida que o pescoço começa a ganhar mais força, no entanto a maioria dos bebés ainda é capaz de deixar a cabeça para trás quando o tentamos sentar.

Uma forma de ajudar o bebé a desenvolver o pescoço e a controlar os movimentos da cabeça é transformar tudo isto numa brincadeira: deite o bebé de costas virado para si — no chão ou melhor ainda nas suas pernas — segure o bebé pelas mãos e devagarinho vá puxando na sua direção até que o bebé fique sentado…Adicione uma boa dose de boa disposição e muitas caretas, e a brincadeira vai ser um sucesso.

Como ajudar o bebé durante esta fase

Assim que o bebé for capaz de segurar a cabeça sem grande dificuldade, a mãe pode encorajar o bebé ajudando o bebé a sentar-se sempre que estiverem a brincar. Apesar de inicialmente o bebé se sentar com ajuda ou com o apoio de uma almofada ou mesmo na cadeirinha, quanto mais vezes o bebé se sentar mais depressa vai querer sentar-se sozinho.

Sempre que o bebé se sentar mostre-lhe todas as coisas que consegue ver e brinque com ele. Não se esqueça de acompanhar o bebé quando ele começar a tentar sozinho, e de preferência no tapete de atividades que é mais fofinho!!

Quando tiver o bebé sentado coloque um brinquedo mesmo à frente dele, para que enquanto o bebé brinca vá também treinando o equilíbrio do seu próprio corpo. Para ajudar, experimente colocar o brinquedo aos pés do bebé enquanto ele está sentado e vá levantando o brinquedo até à altura da cabeça — nunca acima para que o bebé não atire a cabeça para trás — transforme este exercício numa brincadeira e repita até que o bebé ganhe mais controlo sobre o seu próprio equilíbrio.

Não se preocupe tanto…

Prepare-se porque umas pequenas quedas e um ou outro deslize pela almofada abaixo…Vão acontecer! O que é realmente importante é que o bebé tenha a oportunidade de estar sentado em segurança várias vezes, até que finalmente consiga tentar sentar-se por si mesmo.

Tenha em conta que para bebés a começar nesta “aventura” de se sentarem, tanta atividade pode ser cansativa, portanto tenha em atenção aos sinais de irritabilidade ou desconforto que o bebé vai dando.

Lembre-se que cada bebé tem o seu próprio tempo, e se há bebés que aos 4 meses já conseguem aguentar-se sentados e brincar e interagir consigo, há outros que podem começar só por volta dos 9 meses. O que interessa é que continue a encorajar e a proporcionar oportunidades para que o seu bebé aprenda e descubra cada vez mais uma dia a seguir ao outro.


Artigos relacionados

O bebé começou a gatinhar? Prepare a sua casa!
O bebé a gatinhar? Prepare a sua casa!
O sorriso do seu bebé
O sorriso do seu bebé
Quando o bebé tem gases
Quando o bebé tem gases
O que fazer quando o seu bebé adoece
O que fazer quando o seu bebé adoece

Também lhe pode interessar

Perder peso após a gravidez

Perder peso após a gravidez

É perfeitamente natural que se sinta frustrada e que queira regressar à forma física que tinha antes da gravidez o quanto antes. No entanto...

continuar a ler

O que evitar comer durante a amamentação

O que evitar comer na amamentação

Num período tão importante no crescimento saudável do nosso bebé, como a amamentação, as dúvidas são muitas e a...

continuar a ler
PUB
PUB
Por um futuro com mais bebés - campanha Well's
Clube

— artigos mais recentes —

Clube