Preparar a comida para o bebé


Entre os 4 e os 6 meses o bebé deverá iniciar a diversificação alimentar que consiste na introdução gradual de novos alimentos na alimentação do bebé para além do leite materno. A introdução de novos alimentos é muito importante para garantir que o bebé recebe os nutrientes em quantidades necessárias para um crescimento equilibrado. Preparar a comida para o bebé

Nesta fase muitos pais podem sentir-se perdidos sobre como preparar as novas refeições do bebé. Será melhor preparar uma grande quantidade e reservar ou devo preparar uma nova sopinha todos os dias? Que alimentos devo oferecer primeiro? Como posso conservar os purés do bebé?

Hoje em dia existe uma vasta gama de “papinhas de bebé” que os pais podem comprar no supermercado ou na farmácia e oferecer ao bebé quando este inicia a diversificação alimentar. Embora estes produtos sejam de boa qualidade, ao preparar em casa as refeições do seu bebé tem um maior controlo sobre os ingredientes que está a oferecer ao seu bebé, pode prepará-los com antecedência para simplificar a hora das refeições e vai com certeza poupar algum dinheiro. Guarde as “papinhas” de supermercado para aquelas situações em que tem de sair com o bebé e não pode levar as sopinhas que preparou em casa.

O que vai precisar

Ao início o seu bebé irá apenas comer sopinhas de legumes e papinhas de fruta que no fundo são apenas alimentos cozinhados e reduzidos a puré. Pode utilizar um garfo para esmagar os ingredientes depois de cozinhados, mas para uma textura mais suave pode optar por utilizar a varinha mágica, o liquidificador ou um robot de cozinha. No caso deste último, existem alguns modelos onde basta colocar os ingredientes e escolher o programa para passados alguns minutos obter um creme suave e perfeitamente triturado.

Pode optar por fazer uma quantidade superior à que o seu bebé irá comer e congelá-la. Para isso recomendamos que utilize caixinhas próprias para congelar líquidos com tampa e uma vez solidificado passe os cubinhos para sacos de congelação identificados com o conteúdo e a data de congelação do puré. Os purés de legumes e frutas podem ser conservados por cerca de três meses, se adicionar carne ou peixe aos purés deverá consumi-los dentro de um mês.

Quando necessitar utilizar os purés que tem preparados, retire dos sacos de congelação apenas o número de cubinhos necessários para a refeição do seu bebé. Nunca deve guardar comida que tenha entrado em contacto com a saliva do bebé (por exemplo através da colher) pois o risco de propagação de bactérias aumenta significativamente.

Preparar comida saudável e saborosa para o seu bebé é muito simples, e ao fazê-lo em casa garante que apenas oferece alimentos de qualidade ao seu bebé sem adição de ingredientes desnecessário, como corantes, conservantes, sal ou açúcar.


Artigos relacionados

Alimentos proibidos no 1º ano
Alimentos proibidos no 1º ano
Dar de comer à colher
Dar de comer à colher
Quando e como iniciar a diversificação alimentar
Quando e como iniciar a diversificação alimentar
Baby Led Weaning (BLW)
Baby Led Weaning (BLW)

Também lhe pode interessar

Rabinho assado

Rabinho assado

Caso a pele tenha ficado inflamada, tem de ser limpa com muito cuidado. É preferível usar óleo para bebé do que água.

continuar a ler

O que fazer em caso de asfixia

O que fazer em caso de asfixia

Quando as crianças começam a comer as suas primeiras refeições com pedaços sólidos podem acontecer que se engasguem. Em ...

continuar a ler
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Guia da Gravidez

Notícias

18/04/17 - DGS recomenda a vacinação contra o sarampo

ver artigo

Vacinação da grávida contra a tosse convulsa

ver artigo

Plano Nacional de Vacinação 2017 entra em vigor

ver artigo

Nomes populares em 2016

ver artigo

Clube

— artigos mais recentes —

— Instagram

Instagram Felicitas
Instagram Felicitas
Instagram Felicitas
Instagram Felicitas