O meu bebé ainda não anda, o que fazer?


Cada bebé é diferente, e se para alguns bebés é normal que comecem a dar os primeiros passos entre os 9 e os 12 meses, para outros este processo pode ser mais demorado. Contudo isso não significa que existe algum problema com o seu bebé, apenas quer dizer que ele precisa de um pouco mais de tempo para se sentir confiante. O meu bebé ainda não anda, o que fazer?

Se o seu bebé nasceu prematura é perfeitamente normal que ele demore um pouco mais a alcançar alguns marcos de desenvolvimento quando comparado com um bebé de termo. Tente calcular esses marcos com base na sua data prevista para o parto e não em relação à data real do nascimento.

Existem alguns truques que poderá utilizar para estimular o seu bebé a andar, mas se vir o que o bebé não demonstra interesse não o force. Ele começará a andar quando se sentir preparado.

  • Se o seu bebé já se consegue equilibrar de pé agarrado a móveis ou mesmo a si ou outra pessoa, talvez esteja com dificuldades em voltar à posição sentado. Evite sentá-lo sempre que ele chorar porque não o consegue fazer sozinho, em vez disso, ajude-o a compreender como deve fazê-lo. Ensine o seu bebé a fletir os joelhos e a sentar-se novamente, faça-o algumas vezes e depois deixe que tente fazê-lo sozinho.
  • Pode encorajar o seu bebé a dar os primeiros passos colocando-se à sua frente, em pé ou de joelhos, e abrindo os seus braços e as suas mãos para que ele venha na sua direção e tente agarrar-se a si.
  • Experimente segurar o seu bebé pelas suas mãozinhas e incentivá-lo a dar alguns passinhos, ele sentir-se-á muito mais seguro sabendo que o está a segurar e será uma boa forma se estimular a marcha.
  • Existem brinquedos específicos para estimular a marcha dos bebés, poderá arranjar um brinquedo de empurrar para o seu bebé com um bom suporte e estabilidade. Ele continuará a sentir-se seguro pois está agarrado ao brinquedo e começará a dar pequenos passos pela casa.
  • Se estiver em casa, opte por deixar o seu bebé aprender a andar descalço, ou caso o chão seja muito frio, com meias antiderrapantes. Andar descalço ajuda a melhorar o equilíbrio e a coordenação. Guarde os sapatinhos para quando sai com o bebé ou para superfícies mais duras ou ásperas.
  • É muito importante que o seu bebé esteja num ambiente seguro e que não existam perigos para o bebé. Certifique-se que todas as esquinas estão protegidas, que os móveis estão bem fixos, que não existem cabos no caminho do seu bebé e que o chão está devidamente protegido em caso de queda.

    Se o seu bebé não se conseguir colocar de pé agarrado a móveis ou a alguém até aos 12 meses, se não começar a dar os primeiros passos até aos 18 meses ou se até ao final do segundo ano não conseguir andar de forma consistente fale com o seu médico.


    Artigos relacionados

    Evolução e marcos de desenvolvimento no 1º ano de vida
    Evolução e marcos de desenvolvimento no 1º ano
    O peso e comprimento do bebé
    A evolução no 1º ano
    Os primeiros passos do bebé
    Os primeiros passos do bebé
    A visão dos bebés
    A visão dos bebés

    Também lhe pode interessar

    Segurança em casa

    Segurança em casa

    As quatro paredes da nossa própria casa são habitualmente consideradas o ambiente mais seguro para os bebés pensar isto é, desde ...

    continuar a ler

    Brincar e aprender

    Brincar e aprender

    Tudo aquilo que o seu filho poderá vir a ser está desde logo inscrito nos seus genes, mas quais das suas qualidades ele irá ...

    continuar a ler
    Guia da Gravidez

    Notícias

    18/04/17 - DGS recomenda a vacinação contra o sarampo

    ver artigo

    Vacinação da grávida contra a tosse convulsa

    ver artigo

    Plano Nacional de Vacinação 2017 entra em vigor

    ver artigo

    Nomes populares em 2016

    ver artigo

    Clube

    — artigos mais recentes —

    — Instagram

    Instagram Felicitas
    Instagram Felicitas
    Instagram Felicitas
    Instagram Felicitas