A lavagem diária


De início os bebés têm sempre de ser mantidos quentinhos, uma vez que ainda não são capazes de regular a temperatura corporal como os adultos. Certifique-se por isso que em redor do bebé está sempre uma temperatura agradável, nunca abaixo dos 22ºC. A lavagem diária

Antes de começar, verifique se tem à mão todos os utensílios de que irá precisar.

São eles por exemplo o algodão, as toalhitas, o óleo para bebé, o sabonete para bebé, o creme, a loção para o corpo, os lenços de papel, a fralda, bem como as roupinhas limpas. Poderá também ter um recipiente próprio para meter a roupa suja e outro para meter as fraldas e os pedaços de algodão sujos. Inspeccione bem os olhos, as cavidades nasais e as orelhas. A própria natureza do corpo humano permite que estas zonas se mantenham limpas; apenas precisará de retirar e limpar pequenos restos, não sendo necessária uma rotina de limpeza muito rígida.

Utilize cotonetes com muito cuidado, procurando não as introduzir demasiado nos ouvidos e nariz.

Vá despindo o bebé aos poucos. Lave-lhe primeiro a cara e seque-a cuidadosamente.

Depois dispa a camisola interior ao bebé e lave em volta do pescoço e debaixo dos braços. Quando o secar, tome atenção às pregas e rugas da pele. Uma pele húmida constitui a condição ideal para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Vista-lhe então uma camisola interior lavada e embrulhe o bebé numa toalha seca.

Se, ao lavar as mãos da criança, descobrir que as unhas precisam de ser cortadas, utilize uma tesoura de unhas própria para crianças, com as pontas arredondadas.
Com certas crianças, a melhor altura para cortar as unhas é quando estão a dormir.

De seguida lave a zona genital do bebé, dedicando particular atenção às pregas da pele. Nunca tente puxar para trás o prepúcio do seu filho. No fim do primeiro ano de vida tal já começará a ser possível.
Se tiver uma filha, lave apenas a zona exterior da vagina e limpe sempre para trás, na direcção do rabinho, e nunca ao contrário, para evitar o risco de infecção.

Por fim vire a criança de costas para si e lave-lhe o rabinho. Depois de secar bem o bebé, poderá esfregar a sua pele com um óleo próprio.


Artigos relacionados

A higiene do bebé
A higiene do bebé
O banho do bebé
O banho do bebé
A pele do bebé
A pele do bebé
Cuidados na mudança das fraldas
Cuidados na mudança das fraldas

Também lhe pode interessar

Segurança em casa: no quarto do bebé

Segurança em casa: no quarto do bebé

Ao preparar o quarto do bebé deverá ter em conta alguns detalhes para garantir a segurança do seu bebé.

continuar a ler

A relação com o parceiro

A relação com o parceiro

As responsabilidades inerentes à maternidade e à paternidade irão com certeza alterar e reflectir-se na sua relação com o seu par...

continuar a ler
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Guia da Gravidez

Notícias

18/04/17 - DGS recomenda a vacinação contra o sarampo

ver artigo

Vacinação da grávida contra a tosse convulsa

ver artigo

Plano Nacional de Vacinação 2017 entra em vigor

ver artigo

Nomes populares em 2016

ver artigo

Clube

— artigos mais recentes —

— Instagram

Instagram Felicitas
Instagram Felicitas
Instagram Felicitas
Instagram Felicitas