O bebé começou a gatinhar? Prepare a sua casa!


Muito bem vinda a uma nova fase no crescimento e desenvolvimento do seu bebé. Antes que comece já a lançar foguetes, prepare-se para o que aí vem mamã, o seu bebé vai ser capaz de mover-se, explorar o mundo uma assoalhada de cada vez e responder a todos os caprichos que a curiosidade lhe desperta. bebé, brincar com o seu bebé, estabelecer rotinas com o seu bebé, bebé a brincar, O bebé começou a gatinhar

Esta fase em que o nosso bebé começa a gatinhar é particularmente especial e também divertida, mas mais do que isso é também uma altura essencial e inadiável para que prepare a sua casa e garanta a segurança do bebé. Tenha em conta que não vai demorar muito para que o bebé comece a andar, portanto muitas das precauções que vai tomar agora, vão ser relativamente permanentes durante algum tempo. Pode não evitar todas as nódoas negras e alguns galos na cabeça, mas é uma ajuda!

Tornar tudo mais seguro

Se ainda não comprou o kit de segurança então é altura de o fazer. Tornar a casa segura para o seu bebé é um assunto sério, e quanto mais depressa começar mais descansada vai conseguir ficar quando o seu bebé começar a querer descobrir por ele mesmo tudo aquilo que o rodeia.

Para começarmos desde logo pelo básico, retire do caminho todos os cabos elétricos ou fios de persianas. A última coisa que precisamos são cabos pelo chão que o bebé possa puxar.

De seguida coloque tampa tomadas em todas as tomadas que encontrar, e lembre-se que em pouco tempo o bebé vai tentar por-se de pé e eventualmente começar a andar portanto deixe já tudo preparado.

Retire todos os objetos pequenos do caminho. Tenha em conta que os bebés, todos sem exceção, têm tendência a pôr tudo na boca e o seu bebé não vai ser diferente. Tudo o que conseguir pôr na boca é um potencial risco para o bebé se engasgar.

Nesta fase em que o bebé ainda começa só a gatinhar e a mãe ainda se está a adaptar, talvez seja uma boa ideia definir zonas de perigo (por exemplo a casa-de-banho). Isto é, defina zonas onde o bebé não pode entrar a gatinhar sozinho, e coloque barreiras de segurança à entrada ou mantenha as portas fechadas.

Se a sua casa tiver mais que um andar lembre-se que as escadas são extremamente perigosas, tanto pelo perigo de queda ao tentar descer mas também pelo perigo de queda ao tentar subir as escadas. Coloque barreiras de segurança ao cimo e ao fundo das escadas.


Artigos relacionados

O bebé só mama poucos minutos de cada vez
O bebé mama pouco de cada vez
Erros comuns ao adormecer o seu bebé
Erros comuns ao adormecer o seu bebé
Estimular o desenvolvimento no 1ºano
Estimular o desenvolvimento no 1ºano
Quando e como, deve o bebé deixar a chucha?!
Quando e como, deve o bebé deixar a chucha?!

Também lhe pode interessar

Cuidados com os dentes

Cuidados com os dentes

Os cuidados com os dentes deverão começar desde que nasça o primeiro de todos. A primeira dentição é tão importante como a...

continuar a ler

Ler para o bebé

Ler para o bebé

Quando o bebé nascer reserve um momento para a leitura de uma história na sua rotina de dormir. Embora o bebé ao princípio não...

continuar a ler
PUB
PUB
Por um futuro com mais bebés - campanha Well's
Clube

— artigos mais recentes —

Clube