Diversificação alimentar


Ouvirá com certeza um sem-número de conselhos contraditórios em relação a quando e que alimentos deve introduzir na alimentação do seu bebé. Quando e como iniciar a diversificação alimentar do bebé.

Quando e como iniciar a diversificação alimentar do bebé

A alimentação complementar será de extrema importância para o bebé poder desenvolver a capacidade de mastigar e morder. Aprender a mastigar desempenha um papel muito importante no desenvolvimento da fala do seu bebé. Também é importante que tenha contacto com novos sabores, cheiros e texturas pois quanto mais tarde tal acontecer mais dificuldade vai ter o bebé de se habituar a estes.

Quando iniciar?

O início da introdução de novos alimentos não é rígido, no entanto esta introdução deve fazer-se o mais próximo possível dos seis meses de idade, nunca antes dos quatro meses nem depois dos seis meses e meio. Até essa data, a alimentação do bebé deve ser exclusivamente de leite, de preferência materno.
A introdução de novos alimentos é muito importante para garantir que o bebé recebe os nutrientes em quantidades necessárias para um crescimento equilibrado.

Como iniciar?

A introdução de novos alimentos na alimentação do seu bebé deve ser feita sempre de acordo com a orientação/recomendação do médico que acompanha o bebé.

A cada três dias deve introduzir um alimento novo de cada vez, para que a adaptação do bebé seja gradual e também para conseguir detetar com mais facilidade possíveis alergias ou intolerância alimentares.

Comecemos pelo mais importante: tenha muita paciência e tempo disponível quando estiver a dar de comer. Caso o bebé demonstre que não tem mais vontade de comer, não insista. Se o seu filho fizer caretas e cuspir a papa toda, não se preocupe. Volte a oferecer-lhe uma colherada e, se ele voltar a recusá-la, espere alguns dias para voltar a tentar.

O melhor será usar uma colher de plástico mais ou menos rasa e sem quaisquer pontas aguçadas. De início encha pouco a colher e deixe a criança sorver a papa da ponta da colher.
Poderá também oferecer-lhe um pouco de papa com o seu dedo e deixá-lo sugar, se de início não quiser irritá-lo com um instrumento estranho.

Também os pratos e a chávena deverão ser de plástico apropriado para crianças, pois mais cedo ou mais tarde irão parar ao meio do chão. Escolha cores fortes e o bebé não tardará a identificar o seu prato e a saudá-lo com alegria.

A sopa de legumes ou as farinhas lácteas/não lácteas devem ser as primeiras a ser introduzidas. Comece por substituir uma das mamadas ou refeições de biberão por uma sopa de legumes.


Artigos relacionados

Ordem de introdução de novos alimentos
Ordem de introdução de novos alimentos
Diversificação alimentar dos 4-6 meses
Diversificação alimentar dos 4-6 meses
Dar de comer à colher
Dar de comer à colher
Receitas para bebés 4-6 meses
Receitas para bebés 4-6 meses

Também lhe pode interessar

O bebé já não fica satisfeito

O bebé já não fica satisfeito

Se tiver a impressão que antes ainda do 4º mês de vida o seu filho deverá começar a consumir alimentos sólidos, fale com o ...

continuar a ler

Quando deve o bebé parar de mamar?

Quando deve o bebé parar de mamar?

As mães que não experimentam quaisquer problemas com a amamentação ver-se-ão entre os 4 e os 6 meses de vida do bebé a ...

continuar a ler
PUB
PUB
Por um futuro com mais bebés - campanha Well's
Clube

— artigos mais recentes —

Clube