As consultas do bebé


Durante os primeiros meses de vida o seu bebé deverá ir regularmente ao médico. As consultas com o pediatra ou médico de família são muito importantes para avaliar o crescimento e desenvolvimento do seu bebé. As consultas do bebé

Após o nascimento será feito um exame ao seu bebé de forma a determinar o índice de Apgar, são avaliados diversos fatores, como a respiração, frequência cardíaca, reflexos, cor da pele e tonicidade dos músculos. A cada um destes critérios é atribuída uma avaliação de 0 a 2, num máximo possível de 10. Neste primeiro exame são também medidos o peso, o comprimento e o perímetro cefálico do seu bebé. Todos esses resultados são registados no boletim de saúde infantil, o qual deverá guardar bem e levar consigo sempre que for ao médico.

Qual a periodicidade das consultas do bebé?

A primeira consulta deverá ser ainda durante a primeira semana de vida do seu bebé, entre o 4º e o 7º dia. Nesta consulta será ainda realizado o “teste do pezinho” onde será extraída uma pequena amostra de sangue do calcanhar do bebé para efetuar o rastreio de eventuais problemas metabólicos ou da tiroide.

O intervalo de tempo entre consultas irá aumentando gradualmente, sendo a consulta seguinte quando o bebé completar um mês de vida, e as seguintes aos dois meses, quatro meses, seis meses, nove meses, doze meses, quinze meses, dezoito meses e no final do segundo ano do bebé (24 meses).

O que devo esperar das consultas do bebé?

O principal objetivo das consultas com o pediatra ou médico de família do seu bebé servem para avaliar o seu crescimento e desenvolvimento. O médico ficará atento a possíveis situações que comprometam ou afetem a qualidade da vida do seu bebé, tais como malformações congénitas, perturbações da visão, audição ou linguagem (a partir do primeiro ano de vida), ou perturbações do desenvolvimento ponderal ou psicomotor.

Para além da avaliação do desenvolvimento do seu bebé, nestas consulta o médico aproveitará para transmitir aos novos pais conhecimentos importantes sobre hábitos promotores de saúde, informando os pais sobre a nutrição adequada a cada etapa do bebé, promovendo sempre o aleitamento materno em exclusividade até aos seis meses, brincadeiras e atividades para cada etapa do bebé e medidas de segurança a adotar em casa e no transporte do bebé.

Será ainda abordado o Programa Nacional de Vacinação e a importância da vacinação, bem como dos cuidados de saúde oral. O médico irá ajudar os pais a identificarem as doenças comuns dos bebés, ajudando-os a reconhecer quais as situações em que se devem dirigir aos serviços de saúde.

Ainda que possa estar tudo bem e que o seu bebé se encontre de perfeita saúde, deverá respeitar o esquema de consultas recomendado. A periodicidade das consultas do bebé foi desenhada de modo a que as mesmas coincidam com as principais etapas de desenvolvimento do seu bebé para que os marcos de desenvolvimento possam ser avaliados pelo médico de família ou pediatra que acompanha o seu bebé.


Artigos relacionados

Vantagens da amamentação
Vantagens da amamentação
Transporte de bebés no carro
Transporte de bebés no carro
Os primeiros exames do bebé
Os primeiros exames do bebé
A 1ª consulta do bebé
A 1ª consulta do bebé

Também lhe pode interessar

A evolução no 1º ano

A evolução no 1º ano

Desde que nasce, o seu bebé irá iniciar um rápido processo de desenvolvimento. Ao fim de poucas semanas de vida o seu bebé já ...

continuar a ler

Cólicas

Cólicas

Até aos três meses de idade as cólicas são a causa mais frequente do choro e dos gritos dos bebés. Cerca de 10 a 20 minutos após a ...

continuar a ler
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Guia da Gravidez

Notícias

18/04/17 - DGS recomenda a vacinação contra o sarampo

ver artigo

Vacinação da grávida contra a tosse convulsa

ver artigo

Plano Nacional de Vacinação 2017 entra em vigor

ver artigo

Nomes populares em 2016

ver artigo

Clube

— artigos mais recentes —

— Instagram

Instagram Felicitas
Instagram Felicitas
Instagram Felicitas
Instagram Felicitas