Baby Led Weaning (BLW)


De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), os bebés devem ser alimentados exclusivamente com leite materno até completarem os seis meses de idade. A partir desta idade podem começar a ser introduzidos novos alimentos na alimentação do seu bebé. Pequenos problemas de alimentação

Existem diversas formas de iniciar a diversificação alimentar, o método tradicional consiste na introdução dos alimentos sob a forma de purés ou papas. No entanto existem outras tendências no que diz respeito à introdução de novos alimentos, como o Baby Led Weaning (BLW) ou desmame conduzido pelo bebé.

O método BLW funciona sempre em conjugação com a amamentação de livre demanda, desta forma se o seu bebé não comer muito (o que ao início irá seguramente acontecer) as suas necessidades nutricionais serão suprimidas pelo leite materno.

Assim, o método BLW consiste em oferecer ao bebé alimentos em pedaços que ele consiga agarrar e morder facilmente. Os alimentos devem ser colocados preferencialmente no tabuleiro da cadeirinha alta para que o bebé tenha contacto com os mesmos, explore o seu sabor, a sua textura e decida por si o que quer e quanto quer comer.

De início evite colocar muitos alimentos no tabuleiro do bebé pois o excesso de informação poderá desencorajá-lo. A consistência dos alimentos que oferece ao bebé deve ser firme o suficiente para que consiga agarrá-los, mas suave o suficiente para que consiga mordê-los. Poderá optar por cenouras, brócolos ou couve-flor cozidos a vapor, ou fatias de maçã ou banana partida ao meio.

É importante que se optar pelo método BLW continue a seguir o mesmo princípio de oferecer o mesmo alimento por alguns dias antes de oferecer um novo alimento de forma a despistar eventuais alergias alimentares.

De acordo com vários estudos, o BLW ajuda a desenvolver a coordenação motora do bebé e sobretudo a sua motricidade fina (pegar os alimentos em pinça, utilizando o dedo indicador e o polegar).

A principal preocupação das mães ao oferecer alimentos sólidos ao bebé é o receio que este se engasgue, contudo não existe um risco acrescido associado a este método. Os bebés possuem um instinto reflexo de empurrar a comida para fora se sentirem que estão engasgados e o mais provável é que estas situações ocorram e sejam resolvidas pela própria criança. Contudo se a deixar mais tranquila poderá fazer um curso de primeiros-socorros para bebés.

Tente incluir o bebé nas refeições em família, de início irá demorar algum tempo a terminar a sua refeição e provavelmente ficará com a mesa um pouco suja, mas é importante que o bebé possa observar o exemplo dos pais e dos irmãos mais velhos.

Cada família tem rotinas distintas e o mais importante é que qualquer que seja o método que escolher para alimentar o seu bebé este funcione para si e para a sua família. Fale com o seu pediatra e procure perceber qual será a melhor forma de iniciar a diversificação alimentar.


Artigos relacionados

Receitas para bebé 6 a 9 meses
Receitas para bebé 6 a 9 meses
Alimentos proibidos no 1º ano
Alimentos proibidos no 1º ano
Quando e como iniciar a diversificação alimentar
Quando e como iniciar a diversificação alimentar
Quando introduzir alimentos sólidos?
Quando introduzir alimentos sólidos?

Também lhe pode interessar

Alergias

Alergias

As alergias aqui consideradas manifestam-se sob a forma de asma brônquica, da febre-dos-fenos, do eczema e, na primeira infância, de ...

continuar a ler

Quando deve o bebé parar de mamar?

Quando deve o bebé parar de mamar?

As mães que não experimentam quaisquer problemas com a amamentação ver-se-ão entre os 4 e os 6 meses de vida do bebé a ...

continuar a ler

Notícias

18/04/17 - DGS recomenda a vacinação contra o sarampo

ver artigo

Vacinação da grávida contra a tosse convulsa

ver artigo

Plano Nacional de Vacinação 2017 entra em vigor

ver artigo

Nomes populares em 2016

ver artigo

Clube

— artigos mais recentes —

— Instagram

Instagram Felicitas
Instagram Felicitas
Instagram Felicitas
Instagram Felicitas