Recém-nascido: a alimentação do bebé


O primeiro dia do nosso bebé é sempre um dia inesquecível e carregado de emoções. Mas para além disso é também o início de uma aprendizagem muito especial sobre como cuidar do nosso pequeno bebé da melhor forma.
Para a ajudar com a alimentação do seu bebé nestas primeiras horas respondemos às questões fundamentais e mais comuns com que se vai de parar no primeiro dia do seu bebé.
Recém-nascido: a alimentação do bebé

O meu bebé vai comer muito no primeiro dia?

O seu bebé recém-nascido, com um estômago tão pequeno, vai precisar de ser alimentado com muita frequência. Entre o primeiro e o segundo dia é natural que precise de amamentar o bebé entre as 10 e as 15 mamadas para dar resposta ao apetite do seu pequenote.

Siga atentamente as indicações do pessoal médico que a acompanha no pós-parto, e procure encontrar a posição que for mais confortável para si. Neste primeiro dia amamentar é sempre algo que pode parecer difícil, mas com a prática vai ver que tanto a mãe como o bebé vão encontrar uma forma de tornar tudo mais simples. Mantenha o bebé junto a si e lembre-se sempre de levar o bebé ao seu peito e não o contrário, e com a boca aberta ele vai acabar por fazer a parte dele.

Nesta altura o choro é a única forma de comunicar que o seu bebé tem, e deve ter isso em conta na altura de o alimentar. Procure sempre acalmá-lo o mais possível antes de o amamentar.
Inicialmente vai tudo parecer extremamente difícil, mas procure pegar no bebé junto a si, para que ele sinta o contacto da mãe e deixe que ele comece a procurar o peito. Pouco a pouco a mãe vai ser capaz de reconhecer o que o bebé precisa e melhor ainda, vai ser capaz de distinguir o que o choro do seu bebé significa, se é fome, ou frio ou uma fralda suja…

Tenha sempre em conta que nestes primeiros dias o seu bebé deve perder um pouco de peso, não tem necessariamente a ver com o seu papel enquanto mãe ou sequer com a qualidade e/ou quantidade de leite. Ao fim de alguns dias o bebé volta a ganhar peso.

Qual a melhor posição para amamentar o meu bebé recém-nascido?

Neste primeiro dia o mais importante é começar por encontra uma forma de se sentir confortável. Entre a recuperação pós-parto e a pressão de querer fazer tudo bem para o nosso bebé, nós tendemos a saltar passos e pomos de parte o nosso bem-estar. Tenha em conta que nesta altura precisa de um ambiente calmo à sua volta e de estar confortável.

A partir daqui, encoste o bebé a si, junto ao seu peito, pode até por uma almofada por baixo para facilitar e não se tornar tão cansativo para os seu braços. É provável que não encontre a melhor posição logo à primeira, mas o bebé vai querer mamar tantas vezes que não lhe vão faltar oportunidades para a descobrir. Relaxe e procure desfrutar destes primeiros momentos com o seu bebé junto a si.

Nestas primeiras mamadas, o seu bebé estará a mamar o colostro, pelo que cada vez que amamentar pode contar com 30 a 40 minutos. Ao fim de alguns dias, entre quatro a cinco, o colostro transforma-se em leite de transição e ao fim de duas semanas o seu peito já está a produzir leite maduro. Por esta altura as mamadas podem durar entre três, quatro minutos e meia hora.

Em relação ao período de tempo de cada mamada, procure não se preocupar com isso. Há bebés que tendem a mamar muito rápido, e há outros que demoram imenso tempo a mamar, chegando a fazer uma sesta pelo meio. Desde que o bebé esteja a mamar como deve, conseguindo com a boca bem aberta apanhar o peito, vai ver que tudo vai correr bem.

Se tiver alguma questão ou se sentir alguma insegurança em relação à forma como está a amamentar, fale com o seu médico e esclareça as suas dúvidas.


Artigos relacionados

Pequenos problemas durante a amamentação
Pequenos problemas durante a amamentação
Os melhores alimentos durante a amamentação
Os melhores alimentos durante a amamentação
Frequência e duração da amamentação
Frequência e duração da amamentação
Amamentação: Cuide de si
Amamentação: Cuide de si

Também lhe pode interessar

Como limpar os ouvidos, o nariz e as unhas

Como limpar os ouvidos, o nariz e as unhas

Para a ajudar passo a passo, reunimos alguns pontos essenciais na higiene do seu bebé: a...

continuar a ler

Dicas sobre o sono do bebé recém-nascido

Dicas sobre o sono do bebé recém-nascido

De tudo o que muda nas nossas vidas, temos de admitir que as noites mal dormidas são...

continuar a ler
PUB
PUB
Por um futuro com mais bebés - campanha Well's
Clube

— artigos mais recentes —

Clube